POR QUE OS VEGANOS
NÃO FAZEM ISSO?
Esta seção tem como objetivo explicar por que os veganos se abstêm de comprar, comer e usar os produtos listados no menu abaixo.
- Por que os veganos não usam nada de origem animal?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é veganismo: Veganismo é uma postura de amplo respeito ao animais, pela qual alguém se abstém de apoiar a mercantilização e exploração sistemática de animais (para alimentação, roupas, serviço e entretenimento), basicamente um vegano não apoia a exploração e crueldade contra os animais.
A principio os veganos não comem produtos de origem animais, porque os veganos reconhecem que os animais, assim como humanos, possuem caracteristicas fundamentais que
1. Por que os veganos não compram / comem carne?
É bastante autoexplicativo por que os veganos não comprariam / comeriam carne, visto que todo mundo sabe que um animal deve ser abatido para esse produto, portanto, as implicações éticas são claras. Os 4 principais motivos pelos quais as pessoas comem animais, são prazer, hábito, tradição e conveniência, nenhum deles são boas razões para justificar o abuso e crueldade contra os animais, confira a lista de argumentos.
Investigador teve acesso a abatedouro da JBS e expõe terror da indústria de porcos no Brasil
Investigação da MFA revela extremo sofrimento animal em fornecedor da JBS EUA
A verdade por trás da indústria de frangos no Brasil
Choques, socos e pauladas: a vida do gado que vira bife na JBS
MAPA muda regulamentação de bem-estar animal da indústria de porcos
Investigação revela práticas terríveis na indústria de peixes
2. Por que os veganos não compram / comem laticínios?
experimente em primeira mão o ciclo recorrente da pecuária leiteira, em que as vacas são engravidadas à força, privadas de seus filhotes, exploradas e abatidas muito antes de sua expectativa de vida real (ver Capítulo 11) ou conheça os métodos de produção industrial da indústria de ovos, nos quais pintos machos são gaseados no primeiro dia de suas vidas ou são triturados porque são "inúteis" e seus irmãos são amontoados juntos em condições indignas por meio de manipulação de luz e criação de tortura otimizada para produção máxima de ovos em ritmo acelerado até que a produção de ovos também diminua e eles são mortos (veja o Capítulo 10), então provavelmente muito mais pessoas seriam não apenas vegetarianas, mas também veganas.
Há diversas razões pelas quais os veganos não comem laticínios,
A vaca leiteira vive uma existência miserável. Independentemente de saber se a fazenda onde ela é mantida é orgânica, caipira e se ela é alimentada com capim ou não, ela enfrenta uma vida inteira de violações sexuais e maus-tratos, até que finalmente é morta. O processo de obtenção do leite começa com a violação sexual de uma vaca. Isso é feito por meio do que chamamos de "inseminação artificial", embora o termo correto seja estupro. Sem seu consentimento, um agricultor enfia a mão no orifício sexual da vaca e bombeia sêmen nela com um dispositivo de aço para engravidá-la. As vacas precisam engravidar para produzir leite, portanto, essa é uma prática totalmente rotineira para maximizar a produção de leite. Depois que ele cria (ou seja, tem um bebê), o bezerro só tem permissão para ficar um curto período de tempo com sua mãe antes de ser levado embora - muitos bezerros nem mesmo provam o leite de sua própria mãe. Muitas vacas leiteiras choram durante semanas por seu bebê roubado. Se o bezerro for um macho, ele é considerado um 'produto residual' (pois não pode produzir leite) para a fazenda leiteira e, portanto, é morto na fazenda ou enviado para a indústria de vitela. As bezerras terão o mesmo destino de suas mães, enfrentando uma vida inteira de violações do sistema reprodutor e partos dolorosos, tudo para que possamos comer queijo ou sorvete. Uma vez que o tempo da fêmea termina e ela não produz mais uma quantidade lucrativa de leite, o fazendeiro obtém um último lucro de seu corpo enviando-a para o abate.
Leite é cruel (Industria do leite em 5 minutos)
O que você precisa saber sobre o leite que você consome
3. Por que os veganos não compram / comem ovos?
Há diversas razões pelas quais os veganos não comem e compram ovos. É uma dúvida bastante comum entre as pessoas, afinal os ovos não são fertilizados certo? A verdade é que o buraco é bem mais em baixo. Ao comprar ovos estamos contribuindo com o nosso dinheiro para a crueldade contra galinhas e pintinhos na indústria dos ovos.
Tudo começa no incubatório
Na indústria de ovos, os pintinhos machos são inúteis porque não produzem ovos e eles também não crescerão para ter o mesmo tamanho dos frangos de corte (os que matamos para carne), assim que nascem no incubatório, eles são separados das fêmeas por operários 'sexadores' em um processo chamado de 'sexagem' e logo após essa separação eles são descartados, seja por maceração (eles são triturados vivos) ou por camarás gás, afogamento ou sufocados em um saco. Enquanto as fêmeas, que serão as galinhas de postura (as que botam ovos) elas serão debicadas sem anestesia, para que não possam mutilar umas as outras.
As galinhas poedeiras sofrem a vida inteira: seus bicos são cortados sem anestesia, elas são mantidas em condições estressantes, espaços imundos e apertados e são abatidas quando param de produzir ovos numa escala aceitável.
Todos animais são abatidos na pecuária.
Todas as galinhas poedeiras quando seus corpos estão totalmente esgotados por serem excessivamente explorados, elas são automaticamente enviadas ao matadouro, porque elas deixam de ser lucrativas para o fazendeiro.
"Mas a criação rural?"
Esses problemas estão presentes mesmo nas fazendas mais rurais. Por exemplo, galinhas poedeiras são frequentemente abatidas e comidas quando sua produção de ovos diminui. E mesmo as fazendas que optam por manter as aves em idade mais avançada, a origem das aves continua sendo a mesma: as incubadoras que abatem os pintinhos machos. Além disso, tais idílicas fazendas familiares são uma grande exceção na indústria de ovos. A grande maioria dos ovos disponíveis no mercado vem de fazendas de produção em massa ou de criação intensiva. Em parte isso acontece porque não existe um jeito de produzir um número de ovos que satisfaça a demanda do mercado sem o uso de tais métodos de produção, e em parte porque a indústria de ovos é guiada pela sua margem de lucro e não pela compaixão, e acaba sendo mais lucrativo utilizar os métodos de criação intensiva.
"E os ovos de galinha caipiras?"
Independentemente de você comprar ovos caipiras, sem gaiolas ou apenas pântanos, o nível de violência e exploração permanece o mesmo. Todo o processo começa em um local denominado incubatório. Nos incubatórios, os pintos machos e fêmeas são separados por operários chamados de 'sexadores'. Os machos são, como os bezerros machos na indústria de laticínios, considerados 'produtos residuais' e são mortos no incubatório, seja por maceração viva ou por gás, afogamento ou sufocação em um saco. As fêmeas são dolorosamente removidas do bico e enviadas para a fazenda (seja caipira ou qualquer outro), onde depositam dolorosos mais de 300 ovos por ano devido à manipulação genética (em oposição a galinhas selvagens com 20 ou mais por ano) . Uma vez que uma galinha não põe mais uma quantidade lucrativa de ovos, ela é amontoada em uma pequena caixa com todos os seus amigos de penas, jogada na parte de trás de um caminhão e conduzida para o abate, onde aguarda uma execução brutal (em países desenvolvidos, este geralmente é feito sendo jogado em um banho elétrico para ser ineficazmente atordoado, e então içado de cabeça para baixo e indo ao longo de uma esteira rolante para ter sua garganta cortada). Muitas galinhas permanecerão totalmente conscientes depois que suas gargantas forem cortadas e serão fervidas vivas no tanque de remoção de penas. E quanto aos ovos de quintal (ou seja, ovos de galinhas que você cria em seu jardim)? Os veganos comem isso? A resposta é não, e as razões são múltiplas, mas para resumir: os animais não são máquinas de venda automática para nós. Ao se identificar como um comedor de ovos de quintal, estamos promovendo a exploração de animais não humanos e promovendo a ideia da sociedade de que esses animais são uma "fonte de alimento" para nós. Isso, por sua vez, contribui para o ciclo de violência nessas indústrias. Além disso, retirar repetidamente os ovos de galinha deles, na verdade, força-os a pôr mais ovos, o que pode causar danos aos seus sistemas reprodutivos. Simplificando, seus ovos não são nossos. Veja 'A verdade sobre os ovos de quintal' na lista de vídeos abaixo para saber mais sobre isso.
"E quanto as galinhas de quintal?"
A primeira coisa a considerar é: De onde essa galinha veio? Se foi comprada de um agricultor (o que continuaria contribuindo para os problemas associados à produção comercial de ovos, como os pintos machos e as galinhas de postura) ou se foi doado de um criador, ou até mesmo resgatada.
É importante reconhecer que as galinhas não colocariam naturalmente 300 ou mais ovos por ano, mas foram criadas seletivamente para isso. A galinha selvagem vermelha, o ancestral da galinha poedeira moderna, produz apenas cerca de 10 a 15 ovos por ano e põe em ninhadas, em vez de produzir ovos quase diariamente. Isso significa que criamos esses animais para produzir até 30 vezes mais ovos do que eles são naturalmente projetados para isso. o que tem um grande impacto em seus corpos, especialmente porque também esgota muitas vitaminas e minerais, incluindo cálcio, que é retirado de seus corpos para produzir a casca do ovo. Esta é uma das razões pelas quais a osteoporose e os ossos quebrados são um problema tão grande nas fazendas de ovos comerciais.
No entanto, essa perda de nutrientes também pode ter um impacto nas "galinhas de estimação" com a ligação do ovo sendo um problema em que um ovo fica fisicamente preso dentro da galinha, o que pode levar à morte da galinha. É por isso que uma das melhores maneiras de proteger as galinhas de deficiências nutricionais e problemas de saúde é alimentar seus ovos de volta para elas, o que ajudará as galinhas a repor os nutrientes perdidos. Em santuários veganos, os ovos são devolvidos para os animais
Outras complicações de saúde exacerbadas pela produção excessiva de ovos de uma galinha incluem peritonite da gema do ovo, onde a gema do ovo fica presa no corpo e é infectada por bactérias, como a E-coli. Quando a peritonite se espalha, quase sempre leva à morte. As galinhas poedeiras também sofrem de prolapsos onde a cloaca, a área do corpo onde o ovo sai, é empurrada para fora do corpo.
Se a intenção de ter galinhas é apenas porque queremos os ovos, então isso significa que estamos vendo a galinha como um recurso e vendo o valor de sua vida como dependente do que ela produz para nós. É por isso que pode ser considerado correto matar uma galinha porque ela deixou de produzir certas quantidades de ovos, pois isso significa que ela não é mais vista como digna de vida, simplesmente porque não podemos pegar seus ovos.
Para fazer um paralelo, quando resgatamos um cachorro não o fazemos com o motivo de que o cachorro tenha de nos fornecer alguma coisa. Nós os queremos em nossas famílias e queremos que eles tenham uma vida tão longa, saudável e feliz quanto possível. No entanto, com galinhas, comprometemos sua saúde porque queremos levar seus ovos, quando seria mais preferível para as galinhas se os alimentássemos de volta com seus ovos.
Normalizar o consumo de ovos pode acarretar em mais problemas, afinal tudo começou com a criação no quintal.
Tudo que tá errado com os ovos
Triturados vivos: o terrível destino de pintinhos machos na indústria
Investigação em granjas de ovos mostra gripe aviária e riscos à saúde pública
"Capital do Ovo": conheça a terrível realidade da indústria de ovos na cidade de Bastos
Galinhas poedeiras criadas em gaiolas
Investigação secreta em granjas de ovos brasileiras
4. Por que os veganos não compram / comem mel?
A maioria de nós entende perfeitamente por que as pessoas ficariam surpresas com o conceito de se abster de comprar / comer mel por razões éticas.
Mas quando examinamos a.) Do que se trata o veganismo e b.) por que não é ético consumi-lo, tudo se torna muito claro. As abelhas produzem mel para si mesmas e apenas para elas. Eles trabalham incansavelmente para isso, e nós tiramos isso deles. Portanto, para ser franco, apoiar a indústria do mel é literalmente roubo - são os frutos do trabalho de outra pessoa que não pertencem a você. O veganismo abrange a abstenção de explorar todas as criaturas, grandes e pequenas, não apenas as grandes e fofinhos, como as vacas. Mas será que as abelhas se incomodam? Será que eles se importam que roubemos seu mel? Bem, pense nisso com lógica: se as abelhas quisessem que você pegasse seu mel, ou pelo menos concordasse com isso, você não teria que usar aquele traje de apicultor ridículo toda vez que entrasse em sua colmeia e o roubasse!
Por que veganos não comem mel?
5. Por que os veganos não compram couro?
Muitas pessoas têm a impressão de que o couro é um subproduto da indústria da carne bovina. Isso não é verdade. As vacas são criadas, escravizadas, abusadas e assassinadas especificamente por causa de seu couro, principalmente em países em desenvolvimento sem nenhuma regulamentação de bem-estar em vigor. As vacas na indústria do couro são brutalizadas do nascimento ao abate, tendo suas caudas quebradas, tendo pimenta malagueta esfregada em seus olhos para fazê-las pular se desabarem por exaustão de calor, sendo ineficazmente atordoadas e frequentemente esfoladas vivas. Portanto, comprar couro não é diferente de comprar pele, motivo de repulsa por muitos não-veganos. Abaixo estão alguns vídeos mostrando filmagens da indústria do couro.
Stella McCartney na indústria do couro
Leona Lewis na indústria de couro de Bangladesh
6. Por que os veganos não compram lã?
Agora, o primeiro argumento que vejo alguém apresentando ao ler isso é, "as ovelhas precisam ser tosquiadas". Sim isso é verdade. É por isso que eles são tosquiados em santuários veganos. Mas não é a tosquia em benefício das ovelhas que é o motivo pelo qual os veganos se abstêm de comprar lã. Deixe-me explicar por que o argumento "ovelhas precisam ser tosquiadas" contra os veganos que compram lã é uma falácia, usando esta analogia: Imagine que alguém montou uma fazenda onde crianças humanas estavam sendo criadas para obter sua urina. Agora, urinar é um processo natural e as crianças precisam urinar, sim? Mas digamos que essas crianças foram criadas por meio de inseminação artificial (violação sexual) das meninas com idade suficiente para ter filhos. Agora imagine que bebês impróprios para a produção de urina foram atirados até a morte contra uma parede / chão (uma prática rotineira da indústria de lã / carne de porco conhecida na indústria como PAC, também conhecido como 'bater contra concreto'). Em seguida, os bebês do sexo masculino tiveram seus testículos arrancados, e os bebês de ambos os sexos tiveram etiquetas colocadas nas orelhas (tudo sem anestésico). Depois que cada um deles produziu uma quantidade lucrativa de urina, eles foram embalados em navios para o Oriente Médio para enfrentar uma jornada exaustiva, onde seu destino na chegada seria ter suas gargantas cortadas pelo método Halal (sem atordoamento) para que pudessem ser comidos pelos habitantes locais. Mas ei, as crianças precisam urinar, certo? Agora você vê por que este é um argumento ruim? O que foi dito acima parece muito doentio, mas esta é a realidade para cordeiros e ovelhas criados na indústria da lã, que é uma das indústrias mais brutais e terríveis que já existiram. Todas as ovelhas na indústria da lã têm um fim violento e todas são exploradas, escravizadas e abusadas por sua lã. Não existe uma maneira "humana" de criar ovelhas para obter lã, assim como não existe uma maneira "humana" de criar crianças para obter urina. Veja os vídeos abaixo para obter informações e filmagens da indústria de lã. Esteja ciente também da lã 'angorá', que é obtida de coelhos. Veja também nos vídeos abaixo.
A verdade sobre a produção de lã
7. Por que os veganos não compram seda?
Assim como com o mel, nenhuma criatura, grande ou pequena, está excluída do direito de ser livre de exploração quando se trata de veganismo. É por isso que os veganos se abstêm de financiar a cruel e exploradora indústria da seda, onde os bichos-da-seda são fervidos vivos apenas para nossa vaidade.
8. Por que os veganos não compram penugem?
A indústria de penugem é um comércio bárbaro, e os pássaros escravizados nela sofrem terrivelmente como resultado de serem mantidos em condições restritas e frequentemente depenados enquanto vivos e totalmente conscientes ('depenagem ao vivo'). Assim como acontece com qualquer outra indústria de produtos de origem animal, pássaros criados por suas penas serão abatidos brutalmente. Grande parte da penugem do mundo vem da China, onde não existem leis de bem-estar animal - então, quando se trata de como os pássaros nas fazendas são tratados, "vale tudo" é, infelizmente, o mantra.
Extração ao vivo de 'fornecedores responsáveis'
9. Por que os veganos não compram peles?
O cultivo de peles - uma indústria tão brutal que é proibida no Reino Unido - ainda é, infelizmente, prevalente em muitos países hoje, e o uso de peles está voltando ao 'mainstream' por meio de enfeites em jaquetas com capuz e bobbles em chapéus e porta-chaves. Existem várias maneiras de obter a pele: A maioria das peles é proveniente de fazendas de peles, geralmente na China (onde não há leis de bem-estar animal), América do Norte ou Europa do Norte / Leste. Animais em fazendas de peles enfrentam um inferno, onde são trancados em gaiolas de tela de arame, muitas vezes roendo a tela na esperança de escapar enquanto urinam e defecam uns nos outros devido às gaiolas estarem empilhadas. Em fazendas de peles ocidentais, os animais escravizados são geralmente assassinados por terem seus pescoços quebrados, enquanto na China, eles tendem a ser espancados até a morte ou são eletrocutados analmente para atordoá-los de forma ineficaz e, em seguida, são esfolados totalmente conscientes e jogados em uma pilha de animais mortos. Também há pele proveniente de animais selvagens mortos por 'caçadores'. Os caçadores colocam armadilhas para as pernas de aço (proibidas em muitos países) e esperam que animais como raposas ou coiotes sejam atraídos para dentro delas. Animais presos freqüentemente tentam morder suas próprias pernas, tal é seu desespero para escapar desses dispositivos infernais. Quando o caçador retorna à armadilha (geralmente depois que o animal fica preso nela por 2 ou 3 dias), ele atira no animal ou o espanca até a morte. Um exemplo notável de marca que usa o método de armadilhagem é Canada Goose, cujas jaquetas usam pele de coiote real (além de serem recheadas com penugem).
Dentro das fazendas de peles chinesas com Olivia Munn
Dentro de uma fazenda de peles russa
Dentro de uma fazenda de peles norueguesa
Dentro de uma fazenda de peles nos Estados Unidos
A verdade por trás dos casacos Canada Goose
10. Por que os veganos não compram produtos testados em animais?
Além de se recusarem a comprar roupas e alimentos contendo partes e ingredientes de animais, os veganos também se recusam a comprar produtos testados em animais.
Animais em instalações de teste são submetidos a coisas que a maioria das pessoas nem mesmo desejaria para seu pior inimigo, como ter os olhos fechados, ter canos enfiados em suas gargantas e estômagos, ser queimado vivo e, eventualmente, ser morto.
Os testes em animais são literalmente abuso de animais, e não há nenhum argumento lógico contra isso. Assim como seria errado alguém esfregar produtos químicos nos olhos de seu animal de estimação para um experimento, também é errado fazer isso com qualquer animal escravizado em uma instalação de testes com animais. Não é aceitável torturar e abusar da espécie de outra pessoa para o desenvolvimento de alguém. Pegue a escravidão, por exemplo: estava certo escravizar os africanos no Ocidente, simplesmente porque ajudou o Ocidente a avançar e criou o que agora conhecemos como 'o Novo Mundo'? Claro que não. Então, também não pode ser moralmente justificável escravizar e torturar animais por causa de quaisquer "benefícios" que isso possa trazer à nossa espécie psicótica.
Se os humanos afirmam ser uma espécie avançada e cientificamente brilhante, eles podem deixar de usar animais para experimentos cruéis, bárbaros e desnecessários. Infelizmente, todos os remédios são testados em animais (veja abaixo), então o objetivo é trabalhar para acabar com isso por meio de mudanças sociais. No entanto, com cosméticos e todos os outros produtos, você, como consumidor, tem o poder agora de não ter nenhuma participação nisso.
Há alguma confusão sobre os produtos testados em animais, que explicarei: 1.) é que os veganos atualmente não têm a opção de comprar produtos farmacêuticos (por exemplo, medicamentos, pílulas) que não são testados em animais, pois o teste em animais é obrigatório sobre produtos farmacêuticos por lei - portanto, embora os veganos sejam capazes de escolher uma alternativa para roupas e alimentos de origem animal com muita facilidade, infelizmente, atualmente não temos opções para produtos farmacêuticos. Mas lembre-se: o veganismo é fazer o melhor que você pode e realmente tentar minimizar os danos ao planeta. A definição original de veganismo, cunhada por Donald Watson, era evitar a exploração animal "na medida do possível". 2.) é que, apesar dos testes em animais para cosméticos e produtos de limpeza (por exemplo, sabão, limpador de ralos, etc.) serem proibidos em certos países e regiões (por exemplo, na União Europeia), as empresas ainda vendem para a China, onde testes em animais em todos os cosméticos e produtos domésticos são exigidos por lei. Assim, os veganos não compram produtos cosméticos de marcas que vendem para a China.
Testes em Animais em 60 segundos planos
Porco testado para treinamento militar cruel
A história de Britches (libertado de uma instalação de testes por ativistas)
11. Por que os veganos não compram animais de criadores?
Criar e vender sistematicamente seres sencientes como uma mercadoria de negócios viola completamente os princípios do veganismo de se abster de apoiar o 'uso' de animais para benefício humano. Além disso, cada vez que alguém compra um animal de um criador, um animal morre em um abrigo de matança, onde milhares de animais indesejados (por exemplo, cães ou gatos) são 'adormecidos' todos os anos. Portanto, apoiar a indústria de animais de estimação apoia a superpopulação de 'animais de estimação' e seu eventual abate.
Então, qual é a postura vegana em relação a manter animais de estimação? Simples: 'adote, não compre'. Então, sim, nós absolutamente encorajamos você a fornecer aos cães, gatos e quaisquer outros animais em abrigos um lar adorável. O conceito geral de 'animais de estimação', no entanto, precisa ser gradualmente eliminado (ou seja, não apoiando a indústria de animais de estimação), visto que a existência dessa indústria é, por natureza, violenta e exploradora.
12. Por que os veganos não compram / bebem certas bebidas alcoólicas e refrigerantes?
Muitas bebidas alcoólicas e refrigerantes, embora pareçam ser veganas, usam ingredientes de origem animal no processo de fabricação. Os refrigerantes podem usar gelatina, por exemplo. Com relação às bebidas alcoólicas: as cervejas costumam usar 'finos' no processo de fabricação para clarificar o líquido (isso é feito jogando a bexiga natatória de um peixe no tanque) e os vinhos podem usar albumina (proteína do ovo), proteínas do leite ou gelatina. Na verdade, esses ingredientes não são essenciais na fabricação de bebidas, e muitas marcas estão procurando substituir seus ingredientes de filtração e clarificação por alternativas à base de plantas como as outras marcas (Guinness, por exemplo, agora tornou seu produto de barril vegano e estão em processo de tornar o produto enlatado vegano também).
Isso pode parecer um pouco assustador e opressor se você estiver pensando em se tornar vegano, mas tenha certeza de que tudo se tornará uma segunda natureza depois de um tempo e você saberá quais marcas comprar. Minha sugestão é pesquisar no Google suas marcas favoritas de refrigerante para descobrir se elas usam ingredientes de origem animal ou não. Com relação à Coca-Cola e Schweppes, por exemplo, você pode descobrir que (de acordo com a The Vegan Society): "A maioria dos produtos Coca-Cola e Schweppes são veganos, exceto para Lilt, Lilt Zero, Kia-Ora Orange Squash sem adicionado açúcar e abóbora Schweppes Orange. Isso é o mesmo com a Britvic, que faz Pepsi, exceto para as versões Pepsi Diet.
"Quando se trata de álcool, felizmente, excelentes sites como o Barnivore contêm um enorme banco de dados de bebidas alcoólicas para você verificar se determinada bebida alcoólica é vegana.
(Uma dica para comprar vinhos e ver se eles são veganos apenas verificando o rótulo: se você vir um vinho e, na seção de alérgenos do rótulo, leite e ovo não estão listados, e o rótulo também diz 'Adequado para vegetarianos ', isso significa que o vinho é vegano, pois não usa peixe, gelatina, leite ou ovo no processo de fabricação.)
13. Por que os veganos não visitam zoológicos / aquários?
Sempre que alguém quiser ganhar dinheiro com os animais, você pode ter certeza de que sempre haverá algo antiético nisso - e zoológicos e aquários não são exceção a essa regra.
Embora os proprietários de empresas (ou seja, aqueles que administram os zoológicos e aquários) possam alegar que acomodam os animais de maneira adequada, o fato da questão é que um zoológico ou aquário nunca pode recriar verdadeiramente o ambiente natural de um animal. É por isso que os animais em zoológicos comumente semeiam sinais de estresse e tédio.
Essencialmente, esses lugares nada mais são do que prisões glorificadas de animais, que ganharam milhões ao longo dos anos capturando animais selvagens, escravizando-os e cobrando para que as pessoas viessem e olhassem boquiabertas para eles em sua prisão.
Os zoológicos são administrados por não-veganos e empregam não-veganos. Assim, além da escravidão já imoral desses animais, práticas extremamente antiveganas ocorrem nesses locais. Isso inclui o assassinato de animais por razões triviais, como "excedente aos requisitos", "reclamações de vizinhos sobre barulho" e "para abrir espaço para outro macho", para listar alguns (veja aqui uma página da Wikipedia que lista assassinatos de animais de zoológico notáveis e o razões dadas).
Você pode acessar esta página no site ADAPTT de Gary Yourofksy, que fornece uma descrição sucinta, mas completa, dos argumentos comumente dados para zoológicos (também aplicável a aquários), incluindo “conservação” e outras razões.
14. Por que os veganos não andam a cavalo?
"Vegano anda a cavalo?" Resposta.